Festas em honra da Nossa Sra. do Alivio em Soutelo - VVD

O Santuário de Nossa Senhora do Alívio localiza-se no lugar do Alívio, em Soutelo, junto à EN que liga Vila Verde a Braga.
É um edifício de características muito simples, de planta rectangular, cuja frontaria apresenta duas torres e um frontão
triangular encimado pela imagem da Virgem com o Menino.
O interior caracteriza-se pela existência de seis pilastras, entre as quais se abrem grandes janelas que sustêm os arcos
que estruturam o tecto em abóbada.
A sua construção, que se iniciou por uma Capela, deve-se ao Reverendo Francisco Leite Fragoas, no cumprimento de
uma promessa a Nossa Senhora, na sequência de uma grave doença que o afectou.
O santuário do Alívio é um importante centro de peregrinação, como se comprova pela presença permanente de peregrinos, em especial ao Domingo, dia em que também se realiza uma pequena feira.

Porém, os dias mais importantes, são o segundo e terceiro Domingos de Setembro, altura em que ocorre a romaria em honra de Nossa Senhora do Alívio, na qual as procissões adquirem particular destaque. A procissão do primeiro Domingo, que sai do Santuário e ali regressa, caracteriza-se pela existência de vários andores, com destaque para o de Nossa Senhora do Alívio e muitos figurantes com bandeiras e outros estandartes. A procissão do segundo Domingo é marcada pela concentração dos peregrinos em dois locais distintos: o centro de Vila Verde e o cruzeiro dos Quatro Evangelistas em Soutelo. Destes locais, os peregrinos vão, em procissão, até ao Santuário.



powered by:BandaGest