Associação Musical Atalaia - Banda Filarmónica
Historial

ASSOCIAÇÃO MUSICAL DE ATALAIA

A Escola de Música foi fundada em 1986 ,tendo sido dada a 1ª aula no dia 1 de Dezembro desse ano , por iniciativa de Joaquim Miguel dos Santos , Joaquim Isidoro dos Santos e Luís Fernando dos Santos , inserindo-se na Associação Desportiva e Recreativa Marítimo da Atalaia .

Como resultado da actividade da Escola , a Banda de Música fez a sua primeira actuação pública em 6 de Setembro de 1987 nas festas de Nossa Senhora da Guia.
Teve como objectivo ajudar os jovens da Freguesia e do Concelho a ocuparem de forma construtiva os seus tempos livres.

Os seus primeiros maestros foram Joaquim Miguel dos Santos, Luís Fernando dos Santos e Victor Manuel Isidoro Santos.

A 10 de Dezembro de 2007 foi legalmente criada a A.M.A. Associação Musical de Atalaia por um grupo de outorgantes que quiseram dar à Banda a existência legal e melhorar as suas condições de vida como órgão cultural.

Além de muitas actuações que tem feito no concelho e em vários locais do país.
Em 1998 deslocaram-se à ilha do Pico - Açores ,onde realizaram alguns concertos.
Em 2008 deslocaram-se a Berlim onde realizaram vários concertos com a orquestra de acordeões Boli-Pop.

Em 2011 deslocaram-se á Alemanha em intercâmbio com a banda de Altburg onde fizeram diversas actuações junto da comunidade Portuguesa .

No mesmo ano de 2011, deu-se o início da construção da nova Sede, sendo inaugurada a 18 de Maio de 2014, onde são realizadas as aulas de aprendizagem musical à classe de aprendizes e realizados os ensaios gerais da Banda.

A banda foi dirigida desde 1993 até final de 2013 pelo Maestro Luís Fernando dos Santos.

Atualmente, a banda é composta por cerca de 43 elementos maioritariamente jovens, com idades compreendidas entre os 10 e 60 anos, entre eles estudantes, trabalhadores e alunos de Escolas Profissionais de Música e de Conservatórios.

Desde Janeiro de 2014, assumiu a regência da banda, o Maestro Capitão João Afonso Cerqueira.

A convite, as portas da Associação Musical de Atalaia encontram-se sempre abertas a todos os que queiram aprender a tocar um instrumento ou a participar na arte de fazer música.